3 Dicas para reduzir o tamanho dos ficheiros no pCon.planner

O modelo 3D pode ser obtido a partir de uma grande variedade de fontes e muitas vezes tem um tamanho superior ao desejado, resultando em tempos de carga mais longos e a perdas de desempenho.  Diminuir o peso total do projeto é importante para obter uma maior eficiência de trabalho.

Neste blog resumimos 3 dicas para otimizar o seu projeto no pCon.planner sem perda de qualidade.

Dica 1: Limpe o projecto

É o conselho mais rápido e óbvio. A limpeza frequente do seu projeto reduz eventuais erros e remove materiais não utilizados. Isto é particularmente importante para projetos médios/grandes, onde são feitas muitas alterações.

No formato DWG quando se elimina algo, uma geometria ou uma textura por exemplo, este não é eliminado do ficheiro, para eliminar estes elementos de forma definitiva do projeto tem que fazer uma limpeza.

Clique no canto superior esquerdo em ‘Ficheiro’ e selecione ‘Purgar’ para limpar o projeto.

Dica 2: Trabalhe no formato DWG

Se descarregar modelos da 3D Warehouse, estes são modelos no formato SKP. Para o pCon.planner isto não é um problema, uma vez que é capaz de processar muitos formatos de ficheiros de outros programas CAD, como SketchUp ou AutoCAD. Se quiser otimizar os modelos 3D, converta-os no formato DWG, com o qual o pCon.planner funciona de forma nativa.

Basta importar o ficheiro e, em seguida, sem alterações, arraste-o de volta para o seu Explorador de Media. Usamos este sofá vermelho que tinha mais de 40 MB como um ficheiro SKP e reduzimo-lo para 12 MB simplesmente exportando-o para o formato DWG.  Uma redução com um fator de três.

Dica 3: Otimize as texturas

No editor de material pode ver que o sofá vermelho tem uma textura de alta qualidade com um tamanho de 2500×2500 pixels. Não precisa de uma textura tão grande para cada objeto de mobiliário.

Pode exportar a textura clicando-a no editor de materiais e reduzindo o seu tamanho com as ferramentas disponíveis no Windows. Basta abrir a imagem, clicar em ‘Redimensionar’ e guardá-la com a qualidade desejada. Neste caso, a textura era de 4 MB e poderia ser reduzida para cerca de 500 KB. Uma redução com um fator de oito!

Depois disso, basta associar a nova textura (agora mais leve!) ao seu modelo, purgar o projeto e guardá-lo novamente como um ficheiro DWG.  O tamanho do ficheiro foi reduzido de mais de 40 MB no início para cerca de 8 MB no final.

Algumas notas finais: este processo não faz grande diferença com todos os modelos.  Devido ao grande número de formatos, não existe uma solução uniforme para todos eles. Alguns modelos estão otimizados para um determinado programa de renderização ou algoritmo e deve confiar no criador do modelo! Em qualquer caso: certifique-se de usar o poderoso algoritmo de conversão do pCon.planner para reduzir eficazmente as malhas e o tamanho do ficheiro.

Utilizadores profissionais podem pedir acesso aos dados configuráveis de centenas de fabricantes de mobiliário, iluminação e acessórios. Estes dados já foram otimizados para tornar o seu processo de trabalho o mais eficiente possível.

Compartilhar é bom