A luz pode fazer ou desfazer um projeto de interiores

Este conceito aplica-se tanto ao projeto real como aos renders que cria, e que desempenham um papel fundamental para comunicar a solução proposta.

Tendo em conta a importância da iluminação, introduzimos uma série de melhorias no pCon.planner. Familiarize-se com todas estas novidades para levar o seu projeto a um novo nível de qualidade!

Suporte para luz fotométrica

O pCon.planner agora suporta os dois formatos de ficheiro mais comuns para luzes fotométricas: IES e EULUMDAT.

Estes formatos fotométricos descrevem a distribuição da luz desde uma fonte de luz utilizando dados medidos no mundo real. Medem a intensidade da luz em diferentes direções, bem como informações sobre o tamanho, a forma da superfície luminosa e possíveis efeitos de lente.

Existem dois formatos principais, um mais antigo criado pela Illuminating Engineering Society (IES) e um mais moderno com origem na Europa na década de 1990 (EULUMDAT). Pode importar estes formatos no seu projeto simplesmente arrastando e largando, ou usando o menu Importar. Encontrará também 15 novas fontes de luz fotométricas no novo menu Luz (detalhes abaixo).

Para cada luz, encontrará a curva luminosa de distribuição que proporciona uma representação visual da luz difundida pela luminária. Este gráfico transpõe um conceito tridimensional (a difusão da luz de uma lâmpada ou luminária num espaço) num meio bidimensional (ecrã do computador).

Cada ambiente necessita da sua própria temperatura de cor

Na versão mais recente da aplicação de arquitetura de inteiores, a luz não só terá o comportamento exato de uma determinada luminária no mundo real, como também pode selecionar a cor que melhor se adequa ao ambiente que pretende criar.

Cada ambiente deve ter a sua própria temperatura de cor, que influencia o humor das pessoas. Uma luz com uma temperatura de cor baixa desencadeia a libertação da hormona melatonina que causa relaxamento e dormência. Da mesma forma, uma temperatura de cor alta causa a libertação de serotonina que aumenta o nível de energia.

De brilhante e energizante a escuro e sombrio: pode selecionar a cor correta dentro da completa gama RGB ou escolher a temperatura desejada de uma seleção predefinida:

  • 2000K luz muito quente
  • 2700K branco quente
  • 3000K branco suave
  • 3500K branco neutro
  • 4000K branco neutro, fluorescente
  • 5400K luz solar
  • 6500K luz de dia nublado
  • 8000K luz de dia claro

Novo menu Luz

Encontrará o novo menu Luz no menu Iniciar.

Adicionámos 15 novas fontes de luz fotométrica os tipos de iluminação pré-existentes.  Se necessita rapidamente de uma luz fotométrica com um comportamento particular, basta selecioná-la e inseri-la no seu projeto.

Inscreva-se no blog para receber um e-mail quando publicarmos novos conteúdos!

Compartilhar é bom