10 Desafios do Setor de Arquitetura de Interiores (Parte II)

Esta é a segunda parte dos 10 desafios enfrentados por profissionais de arquitetura de interiores e revendedores de mobiliário. Veja os primeiros 5 desafios.

O artigo concentra-se em atividades principalmente relacionadas ao processo de venda – que é uma das principais funções de qualquer atividade de arquitetura de interiores. Encontrará pontos de reflexão e inspiração para o ajudar o iniciar um processo de mudança.

6 Tudo para ontem

É difícil sobrestimar a importância da velocidade nas atividades de arquitetura de interiores. Na era da internet os clientes estão habituados a que as suas solicitações e desejos sejam imediatamente atendidos. A sua atividade racionalizou os seus próprios processos para oferecer uma experiência de venda rápida e de alta qualidade aos clientes?

Os pedidos são sempre urgentes, o que não deixa outra escolha à sua empresa. Se não conseguir manter o passo e mover-se rapidamente, os seus concorrentes o farão. A sua empresa deve ser capaz de responder rapidamente, visualmente e detalhadamente às exigências do cliente. Quanto mais rapidamente será capaz de responder de forma profissional, menos oportunidades dará a seus clientes de procurar soluções em outros lugares.

Com pCon.facts pode configurar um produto, gerar uma geometria personalizada e enviá-la a um cliente com o smartphone

A criação de um processo eficiente de venda fornece também uma solução à atitude de compra impulsiva. Se um cliente sente que está a receber um serviço profissional e percebe sua competência, será menos propenso a continuar a procurar.

Como são preparados os seus representantes comerciais e projetistas para fornecer um serviço rápido e de qualidade? A sua equipa é capaz de responder a pedidos quando estão fora do showroom ou do escritório? Quanto são visuais, personalizadas e facilmente compreensíveis as informações que envia aos clientes?

 

7 Integração de processos

Um dos maiores impactos nas margens de rentabilidade é a quantidade de trabalho manual devido a falta de análise e integração dos processos. Quanto tempo perde sua equipa devido à necessidade de inserir manualmente dados de produto várias vezes?

O Business Process Management (BPM) é essencial para analisar, conectar os sistemas e garantir que as informações fluam de forma eficiente entre processos e componentes da equipa – a fim de melhorar os processos de forma a que possam correspondam às exigências dos seus clientes.

A criação da lista de artigos é automatizada com a aplicação CAD (neste caso pCon.planner), garantindo um processo extremamente eficiente

Um dos exemplos mais comuns da falta de integração que encontramos é a criação manual de orçamentos. A equipa de vendas controla lenta e detalhadamente o projeto CAD criado pela equipa de projeto e identifica/especifica cada produto manualmente – é fácil intuir o esforço necessário e o número de erros criados por este processo.

Analisa regularmente os processos de negócios mais complexos da sua empresa? Quantos e que tipos de erros são gerados? Qual é o impacto do trabalho manual? Quanto é possível automatizar em parte ou totalmente? Trabalha com fabricantes que ajudam a sua empresa a trabalhar de forma mais eficiente fornecendo dados de produto digitais? Se uma oportunidade comercial se transforma numa ordem, ainda introduz manualmente os artigos no sistema ERP?

 

8 O peso dos erros

Qualquer empresa de arquitetura de interiores deseja melhorar a própria atividade; todavia, os erros acontecem – um produto erroneamente encomendado, uma fatura erroneamente criada, problemas de qualidade na instalação, a lista é longa!

Imagine o impacto devastador que uma encomenda errada a um fornecedor pode ter na margem e na reputação da sua empresa:

  • Custo de identificação da origem do erro
  • Custo do pedido do produto correto com eventual diferença de preço
  • Custo da gestão do inventário e da venda do produto erroneamente encomendado
  • Custo de expedição e instalação
  • Impacto na reputação da empresa
  • Eventual perda de vendas sucessivas
  • Atraso dos pagamentos por parte do cliente e impacto na liquidez

Qual é a origem dos erros mais comuns? Qual o custo dos erros gerados no último ano? Qual o custo adicional para enviar a equipa de montagem junto ao cliente? Qual o impacto na sua reputação empresarial?

 

9 Pessoal especializado

As pessoas que constituem a sua empresa determinarão o sucesso ou o fracasso da sua atividade. Determinam a experiência do cliente. Se é positiva, ganha, se é negativa, perde. É simples.

Cada membro da sua organização determina de que modo os clientes responderão à sua empresa no mercado. Cada um deles representa a sua organização quando entra em contato com o cliente.

Para empresas focalizadas em serviços, a sua equipa representa a maior fatia dos custos de operação. Se a equipa não funciona de forma eficiente, pode custar à sua empresa milhares de euros em termos de trabalho desnecessário, gerando ao mesmo tempo um impacto negativo na experiencia dos seus clientes.

É necessário criar uma mentalidade empresarial onde pessoas, processos e tecnologia ofereçam de forma eficiente um serviço impecável aos clientes.

Quanto investe na formação do pessoal? Faz isto regularmente? A equipa segue os processos definidos? Quantos membros propõem potenciais melhorias nos processos? Que métricas usa para medir a eficácia e a qualidade de cada um dos membros da sua equipa?

 

10 O impacto (e medo) da tecnologia

Somente algumas décadas atrás, se tivesse entrado numa empresa de arquitetura de interiores, teria visto arquitetos a teclar em máquinas de escrever, a usar pranchetas de desenho e a falar com clientes em grandes telefones fixos. Para comunicar andavam até a escrivaninha do colega levando um maço de folhas de papel.

Se uma pessoa tem um papel de liderança na própria organização tem de entender o impacto da tecnologia no mundo do trabalho. O medo e a falta de compreensão da tecnologia são um problema que afeta ainda muitas empresas, nomeadamente as de pequeno porte com proprietários mais idosos que cresceram na era do fax. Uma constante pesquisa e investimentos em tecnologia são fundamentais para permitir à sua empresa maior competitividade no mercado.

Basta pensar no impacto dos seguintes processos tecnológicos:

Como avalia o seu conhecimento em tecnologia? A sua empresa investe regularmente em tecnologia? Repensou os seus processos empresariais, desfrutando das últimas inovações? Faz um ROI relativamente ao investimento em tecnologias ou tem a tendência a vê-lo somente como um custo, como um mal necessário? Possui um plano estratégico para gerir as vendas de mobiliário online?

 

Conclusões

Estes 10 desafios são alguns dos tantos que tem um grande impacto sobre sua a atividade. Com as soluções pCon respondemos a muitos destes desafios de forma altamente inovadora. Desde a melhoria da eficiência com processos automático entre o CAD e os orçamentos, até o comércio eletrónico com o uso de configuradores online, passando pela realidade virtual e realidade aumentada.

Descubra mais sobre pCon e como podemos ajudar a sua empresa.

Compartilhar é bom